top of page
Buscar

Comunidades

A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS COMUNIDADES


Quais os aspectos envolvidos no desempenho socioambiental das empresas, de que forma isso afeta toda a sociedade e como pode ser nossa participação e contribuição neste processo.

 

Vila de pescadores

O lucro pelo lucro não se justifica mais. Ser uma empresa socialmente responsável hoje, é fundamental. A sustentabilidade tem que estar no DNA das empresas e o lucro deve ser compartilhado, com a sociedade, com as empresas e com o planeta.  A sociedade está mais atuante e participativa e a valorização de produtos e ações sustentáveis faz parte desta realidade. Saber fazer a gestão das atividades e um bom planejamento, facilita a implantação de projetos socioambientais, além de consolidar valores sólidos de confiança, ética e transparência às ações, ao negócio e à imagem da empresa.


A importância de mapear os stakeholders, fazer um bom diagnóstico social, levantar as demandas sociais, criar comitês para dialogar com todas as partes interessadas do negócio e verificar os impactos ambientais, sociais e econômicos que um novo empreendimento causa na comunidade onde será inserido, permitirá um melhor desempenho com menos impactos para todos os envolvidos.


Avaliar os riscos de um investimento, seja em imagem, ou em perdas econômicas, permite fazer uma análise mais assertiva, pois se a mensagem passada for só de “ganha-ganha”, o investimento está fadado ao fracasso. Todos têm que ganhar, a comunidade será impactada, vários empregos serão gerados, o desenvolvimento econômico e social será forte. Os impactos ambientais gerados devem ser geridos para mitigar os eventuais danos causados, com ações de proteção ambiental, flora e fauna. 


Diversos desafios serão encontrados. As empresas atuantes de forma socialmente responsável valorizam os desafios e os aprendizados para desenvolver projetos socioambientais que possam ter uma contrapartida para mitigar os impactos gerados. A criação de indicadores e dados podem mensurar melhor os riscos do negócio, proporcionando maior valor ao negócio.

Portanto, trabalhar em sinergia com os princípios éticos e transparentes, criando relações com os pactos globais, instituto Ethos, GRI, ODS, facilitam a inclusão de ações mais sustentáveis e apoiam os investidores para gerar valor e investirem com segurança.

A criação de parceria com instituições de pesquisa, órgãos públicos, ONG´s, Ministério Público, bancos e a participação da comunidade para trabalharem juntos nesse desenvolvimento e a criação de indicadores facilitará a implantação e o reconhecimento da empresa que visa a sustentabilidade.


Sendo assim, é necessário pensar em ações sustentáveis para fortalecer a comunidade no futuro, para que em caso de saída da empresa a comunidade possa caminhar com as próprias pernas e manter seu desenvolvimento econômico, social e ambiental. Criar projetos de capacitação profissional, empreendedorismo e geração de renda, fortalecer a educação com a construção de escolas e faculdades, criar hospitais para acolher a população, criar ações turísticas, desenvolver o comércio local e preparar as pessoas para um futuro de grandes desafios, mas de total autonomia é primordial para o desenvolvimento sustentável destas comunidades.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page